Parcerias na Oferta de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.). Ao final do curso o aluno obterá diploma.
Os cursos de pós-graduação stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação - Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.
Com a publicação da Portaria CAPES nº 243, de 2019, os projetos de Minter, Dinter e Turmas Fora de Sede passam a ser denominados de PCI (Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior) e devem atender à referida legislação.
Os PCI são projetos nacionais ou internacionais que implementam turmas temporárias de mestrado e/ou de doutorado acadêmicos ou profissionais, conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) nacional, nas dependências de uma instituição receptora.
Os PCI devem ser apresentados e conduzidos por um único programa promotor em nível de mestrado e/ou de doutorado, reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologado pelo ministro de Estado da Educação, cuja nota mínima em ao menos uma Avaliação de Permanência seja 4 (quatro), para mestrado, ou 5 (cinco), para doutorado.
Dentre os propósitos dos PCI, destacam-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa para atuação na docência e/ou na pesquisa, a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu, reduzindo assimetrias regionais, bem como a qualificação de recursos humanos para atuação no mercado de trabalho.
Cada programa promotor poderá cadastrar, concomitantemente, apenas uma turma em nível de mestrado e uma em nível de doutorado na Plataforma Sucupira, podendo cadastrar uma nova turma de PCI no mesmo nível quando a anterior tiver sido concluída. Este item deve ser observado também pelas instituições que já possuem Minter, Dinter e Turmas Fora de Sede em andamento, já que, a partir da publicação da Portaria nº 243/2019, passam a ser consideradas turmas de PCI.
As solicitações de abertura de PCI devem ser inseridas na Plataforma Sucupira pela Coordenação do Programa promotor e chanceladas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão equivalente da instituição promotora.
Retirado de : http://portal.mec.gov.br
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
Público-alvo: Profissionais com formação superior na área de saúde ou com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).
As inscrições Acesse o Edital no link abaixo e faça parte desta História.
https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/atenco-integral-sade-850
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O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, da Universidade Caxias do Sul, distingue-se pela sua abordagem essencialmente multi/interdisciplinar Linguística e Literatura são áreas cujos objetos, multifacetados por natureza, são tratados sob vários ângulos pelo eixo da cultura em suas variadas perspectivas, quais sejam: a dos próprios modelos teóricos da Antropologia; sua relação com fenômenos históricos, sociais e ideológicos; sua relação com a arte em suas diferentes manifestações expressivas, com a cultura oral, material, performática, dentre outros.
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Com uma visão nova do mundo acadêmico e com a força de um corpo docente de reconhecimento internacional, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UCS), da Universidade Caxias do Sul, é único no Brasil. A sua principal característica é a de estabelecer um equilíbrio perfeito entre o mundo acadêmico e o mundo empresarial e de interagir com a comunidade (setor público e privado) para gerar e difundir conhecimentos relevantes, capazes de serem aplicados ao seu contexto, buscando, de forma científica, a produção endógena de soluções que tornem o processo de desenvolvimento regional positivo e sustentável.
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A qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos níveis de ensino, constitui-se como prioridade para a expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel, ao alinhar-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. Nessa ótica, pensar em formação docente implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir tais processos, acarretando impacto no campo científico e tecnológico de um país.
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Os Programas de pós-graduação stricto sensu Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho na área específica. Têm uma maior preocupação com pesquisas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico. Permite estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em todos os níveis.
O objetivo do Programa é a preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos, produção de material didático.
Público-Alvo: Profissionais que atuam no ensino de História. Pesquisadores ligados a acervos, museus e a educação patrimonial. Docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
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O curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), tem como área de concentração a Diversidade e Manejo de Vida Silvestre. O curso de Doutorado integra a Área da CAPES de Biodiversidade e possui conceito CAPES 5. Em 2020, o doutorado atingiu a total de 74 doutores titulados. O curso tem duração máxima de 48 meses, período no qual o aluno deverá cursar disciplinas para obtenção de 28 créditos, dos quais 8 são referentes à defesa da tese.
As linhas de pesquisa do Doutorado estão divididas em três (03): I – Sistemática e Filogenia; II – Ecologia de Populações e Comunidades; III – Conservação e Manejo da Biodiversidade. Essas linhas de investigação associadas com as atividades e disciplinas da atual estrutura curricular, tem como objetivo capacitar o futuro profissional para o exercício da docência no ensino superior, a pesquisa científica e aplicação de novas tecnologias na gestão, conservação e o manejo da Biodiversidade.
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O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), foi implementado em 2000 e tem como área de concentração a Diversidade e Manejo de Vida Silvestre. O curso integra a Área da CAPES de Biodiversidade e possui conceito CAPES 5. Em 2020, o Mestrado completou 20 anos de existência e atingiu a total de 250 mestres titulados.
As linhas de pesquisa do Mestrado estão divididas em três (03): I – Sistemática e Filogenia; II – Ecologia de Populações e Comunidades; III – Conservação e Manejo da Biodiversidade. Essas linhas de investigação associadas com as atividades e disciplinas da atual estrutura curricular, tem como objetivo capacitar o futuro profissional para o exercício da docência no ensino superior, a pesquisa científica e aplicação de novas tecnologias na gestão,
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O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR/UCS), que reúne os cursos de Mestrado e Doutorado, tem por escopo a formação de pesquisadores mestres e doutores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de educação superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa, que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
O Programa de Pós-Graduação em Direito é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da Ciência Social do Direito, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético.
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O Programa de Pós Graduação em História da Unisinos é avaliado pela Capes com a nota 5. Ele está em funcionamento desde 1987, e sua área de concentração são os Estudos Históricos Latino-Americanos. O Programa privilegia pesquisas com vocação transnacional, valorizando orientações interdisciplinares e transdisciplinares, bem como a busca de excelência em nível internacional.
Promovemos uma formação destinada à produção de conhecimento e formação de historiadores em condições para desenvolver atividades de pesquisa e ensino em instituições de ensino superior, e sustentamos uma série de convênios e ações em parceria com instituições nacionais e estrangeiras nas quais os alunos podem estar inseridos
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O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Caxias do Sul, resulta de uma longa, profícua e contínua experiência em ensino, pesquisa e extensão gerada nos cursos de licenciatura e bacharelado das áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Engenharias e Tecnologias.
As pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional estão vinculadas ao ambiente profissional dos mestrandos ou aquele onde pretende atuar: escolas, universidades, museus, centros de ciências, planetários, ONGs, entre outros espaços, formais ou não, de ensino e aprendizagem. Os egressos do Mestrado também estão aptos a realizar pesquisas em temas relevantes nas áreas de Ensino e Educação, a prosseguir estudos em nível de doutorado e aptos a docência em nível superior.
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Os Programas de pós-graduação stricto sensu Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho na área específica. Têm uma maior preocupação com pesquisas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico. Permite estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em todos os níveis. O objetivo do Programa é a preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos, produção de material didático.
Público-Alvo: Profissionais que atuam no ensino de História. Pesquisadores ligados a acervos, museus e a educação patrimonial. Docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
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O Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos da Unisinos tem como objetivo a formação de profissionais que aliem a atitude investigativa à prática transformadora, para atuar nas áreas de Nutrição e Alimentos, transferindo conhecimentos para a sociedade, a fim de atender a demandas atuais do mercado de trabalho.
O Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos é o primeiro do Brasil da área de Nutrição aprovado pela CAPES. O curso desenvolve pesquisas aplicadas que poderão colaborar diretamente em mudanças nas dietas, produção de alimentos, desenvolvimento de produtos inovadores e em consequência na melhoria do estilo de vida, com impacto positivo na saúde pública e na qualidade de vida dos indivíduos. Com o avanço científico e tecnológico, as pesquisas que apresentam foco multidisciplinar são as mais promissoras no que se refere à aplicabilidade social. O PPG em Nutrição e Alimentos é composto por professores de diversas áreas tais como, Nutricionistas, Biólogos, Administradores, Engenheiros de Alimentos, Agrônomos e Farmacêuticos entre mestres e doutores. Nesse contexto, o curso se torna inovador pela concepção teórico-científica que está sustentada nos princípios de geração e aplicação de conhecimentos interdisciplinares na área de nutrição.